O ato do aumento do reembolso aos Deputados Federais pelos seus gastos com saúde foi um ato da mesa diretora (ato de número 185 da Mesa em 2021) assinado pelo presidente Arthur Lira do PP de Alagoas e entrou em vigor na última 2ª feira, dia 29/03/2021.

O valor total anual desse ressarcimento era de R$ 50.000,00 por deputado, agora vai para R$ 135.000,00 por deputado.

Lira justificou o aumento porque, segundo ele, o valor "encontra-se defasado". Ainda segundo o presidente, o aumento da demanda por serviços de saúde e a utilização de novas tecnologias na área médica teriam motivado o reajuste do reembolso.

Vejam o que diz a ordem do presidente Lira: ""Nos últimos anos, a chamada inflação médica' tem superado o índice oficial de inflação: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O fenômeno, inclusive, não tem se restringido ao Brasil. É de amplo conhecimento que a Medicina tem avançado cada vez mais, principalmente com o uso das tecnologias modernas, o que tem pressionado os custos para cima. Some-se a isso a maior demanda do público pelo acesso a serviços de saúde e o envelhecimento da população, tudo contribuindo para a elevação dos custos com saúde".

Para Frederico França, essa medida foi equivocada, pois em época de pandemia, os gastos precisam ser minimizados e não aumentados. 

O texto finaliza com a afirmação de que "essa atualização corrigirá a natural defasagem monetária de um valor fixado no ano de 2015 e proporcionará maior agilidade (racionalização) no atendimento às demandas relativas ao reembolso de despesas com saúde por parte dos Senhores Deputados", por conseguinte, reduzirá o número de processos por problemas no ressarcimento dos planos de saúde.

"Tramita na câmara dos deputados a PEC 32 que junto com a PEC dos gastos e a PEC Emergencial congela os salários dos servidores públicos para fazer frente a crise econômica e à pandemia. Dessa forma somente o servidor público do executivo está pagando a conta, e o Judiciário e o Legislativo tem que fazer o mesmo sacrifício, principalmente aqueles que foram eleitos com o nosso voto, finaliza Frederico França". 

Deixe seu Comentário


Maria Marisa Bertochi - 01/04/2021 01h26
Um verdadeiro absurdo! Um tapa na cara dos contribuintes, que enquanto veem pais e mães de família passando necessidade básica como fome, esse canalhas abusam do poder à eles conferido pelo voto que em tese seria para para devolução em serviços ao povo. Contenção de gastos seria uma atitude decente e honrosa. Mas como falar de honra se alimentos sabem o que significa caráter!
Delaine Lúcia Pereira Bertocchi - 01/04/2021 01h25
Lira é FPS e eleito por nós.
Sarita Barros - 31/03/2021 16h12
Esse deveria ser um crime inafiançável.
Telma Lerner - 31/03/2021 15h23
É inacreditável e VERGONHOSA ESSA ATITUDE . Artur Lira já mostrou que é igual a Maia, ou seja , para o interesse dele, TUDO, e o povo que se lasque. Tudo que eles recebem, vem dos impostos que pagamos, e são muitos! VERGONHA!!!🤮🤮🤮
José Guerra - 31/03/2021 14h49
Redução drástica do número de congressistas. No Senado, 1 senador por Estado e DF. Na Câmara, 3 Deputados por Estado e DF, independente, do número de habitantes.
Joao Costa - 31/03/2021 12h10
Uma vergonha a cada dia imposta por uma pessoa a um povo sofrido, um pais aos cacos feitos a mandos de governadores, prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, juizez que se dizem protetores de nossa constituicao. Todos contra a um presidente eleito pelo povo que tenta todos os dias fazer um Brasil melhor, e que todos estes membros todos os dias tentam derruba-lo, simplesmente por ser honesto e nao ser corrupto, roubar como todos 20 anos governados por partidos comunistas e como principal mandatário o presidiário Luis Inácio da Silva, Dilma Roussef, Temer, Fernando Henrique Cardoso, corjas de ladrões.